Força Aérea Brasileira realiza Evacuação Aeromédica de um bebê entre Sergipe e Santa Catarina

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou no dia 29 de maio, uma Evacuação Aeromédica (EVAM) de uma criança de menos de três meses com o auxílio de uma incubadora de transporte de Aracaju (SE) para Navegantes (SC). A aeronave VC-99, do Grupo de Transporte Especial (GTE), decolou de Brasília (DF), às 8h25, para Aracaju.

Às 11h25, realizou o translado da bebê Joana Vitória até Navegantes, cidade onde se encontram os familiares. Uma equipe de saúde, composta por seis profissionais Médicos, Fisioterapeutas, Enfermeiros e Técnico de Enfermagem do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB), realizou o acompanhamento na UTI aérea.

No início de março, quando os pais passavam por Sergipe, a mãe sentiu as dores do parto, foi levada à maternidade e submetida a uma cesariana. Joana Vitória nasceu prematura, com 32 semanas e dois dias, e foi direto para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn). Dias após dar à luz, a mãe teve problemas cardíacos e faleceu.

O pai de Joana Vitória, Jaciano Marcos Dias, agradeceu o esforço em levar a criança de volta para casa. “Eu fico agradecido pelo esforço porque sem vocês eu não teria ela aqui”, disse emocionado.

O Comandante da aeronave, Major Aviador Luiz Dircineu Lacerda Júnior, disse ter se sentido honrado ao transportar Joana Vitória para perto de sua família. “Esse tipo de missão é muito gratificante, pois renova o nosso lado humano e mostra a pronta-resposta da Força Aérea Brasileira em cumprir todos os tipos de missão”, declarou.

 

Fonte da notícia: DEFESATV