Fanem equipa nova Central de Imunobiológicos com capacidade para armazenar e distribuir até 900 mil doses de vacinas.

Luciano Cartaxo, prefeito de João Pessoa, inaugurou no último dia 20 a Central Municipal de Imunobiológicos Doutor José Eymard. O espaço tem capacidade de armazenar e distribuir até 900 mil doses de vacinas e contou com um investimento de mais de R$ 1,7 milhão na construção e compra de equipamentos.

Esta é uma estrutura inédita no país por ser a primeira central de acondicionamento e distribuição de vacinas municipal construída no país em conformidade com todas as normativas do Programa Nacional de Imunização (PNI) e vai contribuir para facilitar na logística de armazenamento, preparo e distribuição de vacinas em toda a rede de saúde da Capital.

“A Central de Imunobiológicos foi construída seguindo as mais modernas normas de acondicionamento e distribuição de vacinas, o que nos permitirá realizar campanhas de vacinação e ter disponibilidade para cobrir toda a população alvo destas ações. Através desta Rede de Frio teremos a segurança técnica para garantir a assistência e cuidado à população da Capital de forma preventiva com uma equipe qualificada e a capacidade de armazenar um grande número de vacinas dos mais variados tipos para abastecer nossos mais de cem pontos de vacinação. E mais vacina significa mais saúde e mais qualidade de vida para todos”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O espaço é responsável pela distribuição de vacinas aos serviços de saúde do município e, conta com o mais completo e moderno sistema de armazenagem de vacinas e insumos relacionados à imunização.

A Central possui 20 câmaras com sensores de temperatura para acondicionar e manter as vacinas entre 2°C e 8°C, com intuito de promover uma melhor conservação dos imunobiológicos e, consequentemente, uma maior eficácia e segurança na imunização.

A Fanem, juntamente com sua representante SR Produtos Médicos, foi a responsável pelo fornecimentos das Câmaras Hematoimuno, equipamentos de alta tecnologia embarcada para a nova Central.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=10&v=Bdx_YPSxXU4&feature=emb_title

Com toda essa estrutura, a Rede de Frio tem como objetivo manter o processo de armazenamento, conservação, manuseio, distribuição e transporte dos imunobiológicos garantindo condições adequadas de refrigeração.

A Central, que presta uma homenagem ao médico José Eymard Medeiros, ex-secretário de Saúde da Capitalica e que fica localizada na Rua Diógenes Chianca, também será importante no período que antecede as campanhas de vacinação para capacitar os profissionais que irão prestar os serviços assistenciais relacionados à vacinação nas salas da Capital e a estrutura será o ponto de distribuição para as vacinas.

Fonte da Notícia: MaisPB